Arrefecimento

O sistema de arrefecimento basicamente controla a temperatura do motor. Quando bem regulado o resultado é um motor com maior durabilidade, melhor desempenho, economia de combustível, menor desgaste e menos emissão de poluentes.
Esse sistema é composto por vários itens como, líquido de arrefecimento, bomba, radiador, válvula termostática, sistema de passagem de ar forçado, mangueiras, sensor de temperatura, tampa e tanque de expansão, termo-interruptor e válvula termostática.
Por se tratar de um sistema que gira em torno de altas temperaturas, um dos principais problemas é o ressecamento das borrachas que ficam próximas ao motor, da fiação e das partes plásticas. A verificação dessas partes deve ser feita a cada seis meses, no máximo. Já as mangueiras devem ser constantemente inspecionadas, verificando se não há ressecamentos, rachaduras, furos e/ou deformações.
É igualmente aconselhável verificar também a parte exterior, “por baixo”, do motor do carro, procurando indícios de pingos e vazamentos.
AGENDE