Regulagem de Motor e Injeção Eletrônica

A função da injeção eletrônica é a mesma do antigo carburador: fazer a mistura ar-combustível na dosagem correta e pulverizá-la via coletor de admissão dentro da câmara de combustão. A diferença é que, na injeção, tudo é controlado eletronicamente. Isso faz com que o motor tenha sempre o máximo de potência, menor consumo e o mínimo de emissão de poluentes em qualquer condição de uso.
Para evitar que isso ocorra é necessária a regulagem e limpeza periódica da injeção eletrônica e dos seus componentes. Consulte sua oficina mecânica para saber qual a periodicidade indicada para o modelo do seu automóvel e fique atento à luz indicadora do sistema de injeção eletrônica no painel do seu veículo.
As panes e falhas mais comuns nos sistemas de injeção estão relacionadas a três fatores:
- Mau funcionamento de um dos sensores, que deixa de enviar informações ao comando central;
- Terminais e conectores soltos ou oxidados;
- Linha de combustível ou bicos injetores entupidos, com pressão ou vazão reduzidas.