Suspensão

A atuação dos amortecedores e sistemas de suspensão do veículo são indispensáveis para uma viagem segura, confortável e econômica. O amortecedor é um dos principais itens de segurança, pois é a peça que controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade e boa dirigibilidade. Quando o amortecedor sofre desgaste ele compromete a segurança do automóvel e de seus ocupantes, além de desgastar prematuramente os pneus e os diversos itens do sistema de suspensão.
Em veículos com amortecedores gastos ou acima da quilometragem, existe um aumento no tempo de frenagem, maior risco de aquaplanagem em pistas molhadas e desgaste irregular e prematuro dos pneus. Além disso, a estabilidade fica comprometida, podendo fazer com que o veículo perca o controle em curvas ou pavimentos irregulares. Outro problema é a trepidação resultante dos amortecedores ineficientes, que produz oscilações no feixe de luz dos faróis, ofuscando a visão dos motoristas que trafegam no sentido oposto.
A durabilidade dos amortecedores está ligada às condições de uso as quais eles estão submetidos. Trafegar com cuidado em ruas e estradas com pisos irregulares e o respeito aos limites de carga e velocidade do veículo ajudam a preservar o equipamento.
A verificação dos amortecedores deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou ao notar qualquer anormalidade. Nos casos onde as peças apresentem mais de 40 mil quilômetros, mesmo que apenas um dos amortecedores apresente problemas, o ideal é proceder com a troca dos 4 itens, caso contrário haverá uma sobrecarga da nova peça diminuindo a sua eficácia e, consequentemente, a sua durabilidade. Com menos de 40 mil quilômetros a troca pode ser feita aos pares.
AGENDE